Temas dos cursos

 

  • Introdução às Neurociências;

Objetivos: conhecer os conceitos fundamentais das neurociências e as relações com a educação. Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem e no repertório de comportamentos.

  • Musicalização nas escolas;

Objetivos: oferecer aos profissionais da educação práticas musicais passíveis de serem desenvolvidas nas escolas e a partir delas criar um ambiente de inclusão social. Promover o desenvolvimento de competências básicas dos docentes, por meio de vivências que promovam práticas sociais de bandinha rítmica com instrumentos e ritmos corporais.

  • Agressões silenciosas – bullying, cyberbulliyng;

Objetivos:

  • Relações interpessoais;

Objetivos: relacionar a habilidade da comunicação com o desenvolvimento de habilidades sociais, a fim de exercitar o diálogo e a mediação dos conflitos. Contribuir para a criação de estratégias para a convivência saudável nas unidades escolares que resgatem valores de respeito humano, inclusão e diversidade.

  • Nossa cultura afrodescendente e indígena;

Objetivos: repensar a cultura brasileira, a partir da influência indígena e africana, reconhecendo a necessidade de um currículo que indique caminhos para uma educação voltada para a ética e para a justiça social. Discutir sobre a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena“ e sua aplicabilidade nas unidades escolares.

  • Alfabetização e letramento;

Objetivos:

  • Educação Infantil

Objetivos:

  • Meio ambiente, sustentabilidade e consumismo;

Objetivos: discutir os conceitos de sustentabilidade, consumismo e desenvolvimento, relacionando-os com ambiente e sociedade. Estimular o educador a ter uma visão crítica sobre o tema, observando os caminhos ambientalistas nacionais e internacionais para que a comunidade seja capaz de buscar soluções para os problemas socioambientais de seu meio.

  • Dificuldades no processo ensino-aprendizagem;

Objetivos: conceituar e diferenciar dificuldade de aprendizagem de um quadro de transtorno de aprendizagem. Conceituar e caracterizar as diferentes dificuldades. Ampliar a visão interdisciplinar, relacionada às dificuldades de aprendizagem.

  • Elos entre a cultura popular e tradicional;

Objetivos: discutir sobre os conceitos de cultura popular e erudita, arte e sociedade. Reconhecer a importância da preservação dos valores culturais para o exercício da cidadania.

  • As artes na Educação Infantil;

Objetivos:

  • O cinema na escola;

Objetivos:

  • Tecnologia e segurança no ambiente virtual;

Objetivos:

  • A foto fazendo história na escola;

Objetivos:

  • Gestão e gestores;

Objetivos: refletir sobre a organização e a dinâmica dos espaços educativos nas dimensões pedagógicas e administrativas. Refletir sobre as ações dos gestores no sentido de contribuir para a elaboração de uma política educacional inovadora e comprometida com a educação para todos.

  • O cinema na escola;

Objetivos:

  • Outros: se o curso que você procura não está aqui, registre a sua mensagem na seção Contato.